Search
Close this search box.

Responsabilidade
socioambiental
e governança
corporativa

No Banco BS2, descomplicamos a vida financeira das empresas com soluções ágeis e eficientes. E isso passa por uma proposta de valor ESG que prevê sermos um agente catalisador do desenvolvimento sustentável.

Permanecemos convictos na jornada de contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, reafirmando nosso compromisso com o Pacto Global da ONU e implementando novas iniciativas ESG em diferentes frentes da atuação.

ODS e Linhas de Ação Temática

Trabalho decente e crescimento econômico

Fomentar o empreendedorismo e o crescimento das empresas brasileiras Atuar por um sistema financeiro sustentável Promover a cidadania e o bem-estar social

Consumo e produção responsáveis

Gerenciar os impactos das nossas operações

Gerenciar riscos sociais, ambientais e climáticos

Igualdade de Gênero

Promover a cidadania e o bem-estar social

Gerenciar os impactos das nossas operações

PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

Garantir a conduta ética e o combate à corrupção

O Comitê ESG se reúne trimestralmente, em caráter ordinário, com o objetivo de tratar os temas ambientais, sociais e de governança a partir do nível executivo da organização, integrando os aspectos da sustentabilidade no processo de gestão estratégica das Empresas BS2.

Membros efetivos: Diretor-Presidente; Diretor de Governança, Gestão e ESG; Diretor de Corporate Development, RI e Marketing; Diretor de Finanças e Riscos; Diretor de Produtos e Operações; Superintendente Executivo de Governança Societária; Gerente de ESG (coordenador); Especialista em Sustentabilidade (coordenador).

Mãos Amigas

Por meio do nosso Programa de Responsabilidade Social Corporativa, Mãos Amigas, investimos em ações que ajudam a melhorar nossa comunidade, sempre alinhadas com as diretrizes do nosso Código de Ética.

Conectar pessoas, gerar oportunidades e minimizar desigualdades são os pilares estratégicos do nosso programa que, por meio de doações institucionais, campanhas, voluntariado e incentivo fiscal, busca gerar impacto positivo do ponto de vista do desenvolvimento social.

Histórico de ações

Anualmente, produzimos um Relatório de Impacto que apresenta, de maneira estruturada, todas as ações realizadas no ano, bem como as evidências e as prestações de conta.

Gerenciamento dos Riscos Social, Ambiental e Climático​ 

No Banco BS2, os riscos social, ambiental e climático (Riscos SAC) são gerenciados pela área de Riscos Não Financeiros e Controles Internos, subordinada à Superintendência de Riscos e do CRO (Chief Risk Officer). 

A gestão desses riscos, relacionados a produtos, serviços, atividades e contrapartes, é parte central da governança e segue a Política de Gerenciamento de Riscos Social, Ambiental e Climático (PGRSAC), baseada no arcabouço regulatório do Bacen, especialmente a Resolução CMN nº 4.943/2021. 

Com apoio de consultoria especializada, o Banco BS2 mapeou as áreas de aplicação e implementou um processo robusto, alinhado às melhores práticas do mercado. 

Hoje, essa vertical abrange os seguintes processos internos:​ 

Processo de abertura de conta, que inclui avaliação por meio de questionário de Riscos Social, Ambiental e Climático. Os clientes são analisados com base em critérios como:​ 

• Apontamentos em listas oficiais, como IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) ou MPT (Ministério Público do Trabalho);​ 
Classificação CNAE, considerando atividades econômicas classificadas como de alto risco ou que requerem licenciamento ambiental.​ 

• Caso algum desses critérios seja identificado, o cliente é encaminhado para uma avaliação complementar com o questionário SAC. 

Processo estruturado e criterioso que visa assegurar a qualidade e a conformidade dos parceiros fornecedores e prestadores de serviços terceirizados. A análise RSAC é realizada de acordo com o CNAE do parceiro, fornecedor e prestador de serviço terceirizado.​ 

Garantias: Avaliação de imóveis urbanos e rurais oferecidos como garantia em operações. Imóveis com potencial risco são analisados conforme normativos internos de Risco Social, Ambiental e Climático.​ 

CPR Rural: A análise verifica possíveis riscos SAC associados a imóveis rurais, auxiliando na avaliação de financiamentos para atividades agrícolas.​ 

Fincorp: Avaliação voltada para a construção de projetos imobiliários. 

Os riscos social, ambiental e climático permeiam toda a instituição, estando presentes nas responsabilidades e decisões dos níveis estratégico, tático e operacional:​

O gerenciamento desses riscos é reportado mensalmente ao Comitê Integrado de Riscos, formado pelo CRO e demais diretores, com participação do Conselho de Administração, além de áreas técnicas e de controle da instituição.

O Comitê de Crédito é responsável pela avaliação dos clientes classificados com alto riscos social, ambiental e climático, bem como pela decisão sobre a aprovação da operação, em linha com o apetite a risco do Banco BS2.

Os comitês de Auditoria e de Sustentabilidade – ESG também integram essa estrutura de governança.​

Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos 

Programa de Integridade

O Programa de Integridade das Empresas BS2 tem como objetivo a promoção de uma cultura organizacional que estimule a conduta ética e o compromisso com o cumprimento da lei, além da fixação de normas de conduta no relacionamento com stakeholders e em situações relacionadas aos conflitos de interesses.

O programa utiliza uma metodologia voltada para a melhoria contínua estruturada em oito pilares e que perpassa pelos princípios da detecção, prevenção e resposta.

Prevenção

Estabelecimento de diretrizes e instituições claras para a condução dos negócios com ética e integridade.

Detecção

Monitoramento de ocorrências e violações por meio dos canais de comunicação e indicadores.

Resposta

Respostas claras efetivas às violações identificadas.

Equipe responsável pelo Programa de Integridade

Transparência corporativa

Não temos letras miúdas.

Por isso, fazemos questão de compartilhar nossas políticas internas, relatórios anuais e de gerenciamento de riscos, além de contratos, concessões e licenças celebrados com entes da administração pública.

Movimento Transparência 100%

Desde 2022, o BS2 faz parte do Movimento Transparência 100%, que tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade.

O Movimento promove instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis por meio do compromisso com 5 metas que devem ser perseguidas e atingidas até 2030. Das 5 metas, o Banco BS2 já concluiu três.

100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança.

100% de transparência sobre os Canais de Denúncias.

Remuneração 100% Íntegra da Alta Administração.

100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade.

100% de transparência nas interações com a Administração Pública.

Em 2022, o Banco BS2 foi premiado como a melhor prática na 1ª Premiação de Transparência Corporativa do Movimento Transparência 100% na meta de Remuneração 100% íntegra da Alta Administração.

No mesmo ano, o BS2 avançou em mais uma meta, ao incluir parceiros e fornecedores em uma jornada de treinamentos de integridade. Até então, esses treinamentos eram destinados apenas a colaboradores.

O Banco BS2 foi a primeira instituição financeira brasileira a aderir ao Movimento

Nossos compromissos

Trabalhamos em busca das melhores práticas corporativas e estamos sempre atentos às oportunidades de integrar os aspectos ESG com nossa maneira de pensar e gerenciar os negócios.

Participar de movimentos empresariais que fomentam estes aspectos é uma das formas que temos de afirmar nosso compromisso com temas relevantes para o desenvolvimento sustentável.

Fale com a sustentabilidade

Para dúvidas, sugestões, críticas e contribuições a respeito da agenda ESG do Banco BS2, entre em contato com a gente.

Imprensa

Para solicitações de entrevistas e outras informações jornalísticas, por favor, entre em contato com o atendimento, clicando no botão.